sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TEMA RCC 2012: "APASCENTA, AS MINHAS OVELHAS"(Jo 21,17)

"APASCENTA, AS MINHAS OVELHAS"
(Jo 21,17.)

Propósito
Ajudar as crianças a demonstrarem amor a Jesus Cristo, ajudando outras pessoas a compreenderem e viverem o evangelho.
Preparação
  1. Em espírito de oração, estude João 21:1–17 e Marcos 16:15. Depois, estude a lição e decida como deseja ensinar a história das escrituras às crianças. 
  2. Escolha as perguntas do debate e as atividades complementares que envolvam as crianças e melhor as ajudem a alcançar o propósito da aula.
  3. Prepare uma ovelhinha recortada para cada uma das crianças matriculadas em sua classe (ver o modelo no final da lição) e escreva o nome de cada aluno em uma ovelha. (Em vez disso, você pode escrever o nome de cada criança em um papel.) Antes que a aula comece, espalhe os recortes pela sala, de modo que as crianças os vejam.
Sugestões para o Desenvolvimento da Lição
Convide uma criança para fazer a primeira oração.
Atividade Motivadora
Peça que as crianças olhem a sala e digam o que há de diferente. Diga-lhes que as ovelhas estão espalhadas e que cada criança pode ajudar a reuni-las, encontrando a ovelha em que o nome delas estiver escrito e trazendo-a para você. Se sobrarem muitas ovelhas, diga que as mencionará mais adiante na lição.
Convide uma criança para fazer uma encenação com você. Chame a criança pelo nome e diga: “(Nome), você ama o nosso Salvador Jesus Cristo?” Depois da resposta, diga: “Apascenta Suas ovelhas”. Repita o nome da criança e a pergunta mais duas vezes, e, depois de cada uma, diga: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pergunte à criança o que ela sentiu à medida em que você continuou repetindo a pergunta. Diga que Pedro passou por uma experiência semelhante com Jesus, depois da ressurreição.
História das Escrituras
Ensine a história da aparição de Jesus aos discípulos junto ao mar de Tiberíades (ou seja, da Galiléia) de acordo com João 21:1–17. (Para sugestões de como ensinar as histórias das escrituras, ver “Ensinar Usando as Escrituras”, p. vii.) Mostre a gravura no momento oportuno.
Debate
Ao preparar a aula, estude as seguintes perguntas e referências de escritura. Utilize as perguntas que mais ajudem as crianças a entender as escrituras e aplicar os princípios em sua vida. Ler as passagens de escritura indicadas durante a aula ajudará as crianças a passarem a compreender as escrituras.
  • O que Pedro e os outros discípulos estavam fazendo no mar de Tiberíades? (João 21:3) Os Apóstolos não tinham apanhado nenhum peixe, o que Jesus lhes disse que fizessem? (João 21:5–6) O que vocês acham que levou João a reconhecer Jesus quando a rede ficou cheia de peixes? (João 21:6–7) O que Pedro fez? (João 21:7) Em sua opinião, por que Pedro agiu assim? (Quando reconheceu Jesus, mal podia esperar para estar perto Dele.)
  • O que Jesus perguntou a Pedro? (João 21:15) Em sua opinião, por que Jesus fez a mesma pergunta a Pedro três vezes? O que Pedro sentiu quando Jesus repetiu a mesma pergunta três vezes? (João 21:17) Que responsabilidades Pedro recebeu depois que Jesus morreu e ressuscitou?
  • O que Jesus quis dizer com as palavras “apascenta as minhas ovelhas”? Quem são as ovelhas Dele? (Todos os filhos do Pai Celestial.) Com o que Jesus quer que Suas ovelhas sejam apascentadas? (Com as verdades do evangelho.) Jesus chamou Seus Apóstolos para fazerem o que? (Marcos 16:15)
Com este debate, ajude as crianças a compreenderem que Jesus tinha ordenado a Seus Apóstolos que pregassem o evangelho, e desejava que eles continuassem a Sua obra e não que voltassem a pescar. Nessa época, Pedro havia-se tornado o Presidente da Igreja e tinha a responsabilidade de chefiar a Igreja e orientar o trabalho de divulgar o evangelho de Jesus.
  • Nós temos pastores que apascentem as ovelhas de Jesus? Quem são eles? (Ver a atividade complementar 2.)
Se ainda houver ovelhas espalhadas pela sala, peça a uma das crianças que as ajunte e leve-as para a frente. Diga que algumas dessas crianças cujos nomes estão escritos nas ovelhas podem estar precisando de um pastor que as ajude a apascentá-las no evangelho.
  • De que forma podemos ser pastores e apascentar as ovelhas de Jesus? (Dando bons exemplos, visitando as pessoas que não costumam ir à aula e fazendo amizade com elas na escola, defendendo o evangelho e a Igreja, servindo aos necessitados, etc.) Como podemos ajudar nossos familiares e amigos a entender melhor os princípios do evangelho? Por que demonstramos o amor que sentimos por Jesus quando ajudamos aos outros?
Atividades Complementares
Você pode usar uma ou mais das atividades abaixo, em qualquer momento da aula, ou como recapitulação, resumo ou desafio.
  1. Escreva Apascenta as Minhas Ovelhas no alto de um cartaz grande, ou no quadro. Discuta com as crianças como podem demonstrar o amor que sentem por Jesus apascentando Suas ovelhas. Anote as sugestões que elas derem no quadro. Caso seja preciso, utilize estas idéias:
Dar um bom exemplo freqüentando a Igreja, não falando palavras sujas, obedecendo aos mandamentos, sendo honestos, orando, estudando as escrituras, aplicando na vida as coisas que aprendemos e obedecendo aos pais e às leis do país.
Prestar o testemunho aos membros e aos não-membros.
Ajudar os outros a escolherem o que é certo quando forem tentados.
Falar sobre o evangelho às pessoas que não o conhecem.
Orar e estudar as escrituras para achegarmo-nos mais ao Senhor.
Dê papel e lápis à cada criança e peça-lhes que escrevam: “Serei um bom pastor __________”. Peça às crianças que completem a frase escrevendo uma coisa que pretendem fazer para serem um bom pastor.
  1. Faça, no quadro-negro, uma lista de alguns cargos da Igreja, como, por exemplo, bispo, professor, presidente de estaca, mestre familiar, professora visitante, missionário, profeta, apóstolo, presidente de Primária, etc. Peça a cada criança que escolha um dos cargos e diga de que forma a pessoa que o ocupa ajuda a apascentar as ovelhas do Salvador. Peça às crianças que falem de ocasiões em que professores, amigos ou familiares as ajudaram a aprender mais a respeito do evangelho. Sugere-se que você lhes conte uma experiência sua.
  2. Escreva em papeizinhos as seguintes situações ou outras semelhantes em que as crianças tenham a oportunidade de ajudar outras pessoas a se fortalecerem como membros da Igreja. Peça a uma criança que escolha um papel, leia-o silenciosamente e faça mímicas para representar a situação. Peça às outras crianças que adivinhem de que situação se trata e discutam o que fazer para apascentar as ovelhas de Jesus em uma situação como essa. Cada criança deve participar uma vez.
Algumas das crianças de sua classe estão perturbando as outras durante a aula.
Alguns de seus amigos querem ver um filme impróprio.
Um amigo insiste para que você pegue um doce da venda e saia sem pagar.
Num grupo com seus amigos, um quer que os outros tomem cerveja ou façam alguma outra coisa contrária à Palavra de Sabedoria.
4.Diga que normalmente surgem boas oportunidades de ajudar alguém a conhecer o evangelho, ou progredir no que diz respeito a ele, quando somos amigos dessa pessoa. Fale do que as crianças gostam em um amigo e de como elas podem desenvolver essas características.
Depois de ponderar e preparar-se, escreva um bilhete para cada criança falando das características que têm e que você admira. Cite as razões pelas quais você gostaria de ser amiga delas.
  1. Peça às crianças que expliquem como estas escrituras se aplicam a nós atualmente:
Mateus 24:14
Mateus 28:19–20
  1. Cante ou leia “Ouse Ser Bom” (Músicas para Crianças, p. 80) ou “Eu Quero Ser como Cristo” (Músicas para Crianças, p. 40).
Conclusão
Testemunho
Preste testemunho de que por sermos membros da Igreja temos a responsabilidade de ajudar os outros a ficarem conhecendo o evangelho e a achegarem-se a Jesus Cristo. Fale a respeito do que sente quanto à possibilidade de conversar com elas a respeito do evangelho.
MONTANDO UMA OVELHINHA













MASCARA DE OVELHA








DESENHOS PARA PINTAR








IMAGENS DE OVELHA














TODO ESTE MATERIAL DE EVANGELIZAÇÃO FOI COPIADO DE DIVERSOS BLOG. LOUVO A DEUS POR CADA UM DELES, QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO DANDO DISCERNIMENTO PARA QUE COM SABEDORIA POSSAMOS EVANGELIZAR TODAS A CRIANÇAS. AMÉM.

2 comentários:

  1. oi...vim vistar..e acabei ficando...
    encantada..
    parabéns seus espaço é formidadavél.
    educativo e principalmente amor a Jesus Cristo, ajudando outras pessoas a compreenderem e viverem o evangelho.
    principalmente nossas cças....

    beijokas....

    ResponderExcluir
  2. Paz de Jesus e Amor de Maria
    Adorei esta página, continuem com o Bom trabalho que tem feito, Deus Ilumine e Guie todos os passos da(s) pessoa(s) que realiza o trabalho de manter uma página tão maravilhosa como essa.
    Alexandre

    ResponderExcluir